Blog do Rodrigo Sacramento na Grécia

julho 10, 2009

Daniel Caetano & Fernanda! Também Atenas 29_6.

Filed under: Viagem para a Grécia — Tags:, , , , , , , , — r2s2 @ 1:18 pm

Antes de tudo: Daniel Caetano e Fernanda, parabéns! Pena não poder estar presente ao seu casamento hoje, mas torço de coração para que vcs sejam muito felizes! Bom casamento e feliz vida juntos! Quando retronar nos encontraremos. Abraços aos dois.

Vou retomar de trás para frente o blog. Como não escrevi dos últimos 3 dias em Atenas antes de irmos a Samos, é daí que vou retomar.

Bom, teremos o mesmo problema de antes. Como se passaram vários dias, não lembrarei de algumas coisas. Além disso, pelo quantidaade de informação e o pouco tempo que tenho para escrever, talvez fique meio atropelado o assunto, mas vamos lá.

Nosso passeio ao centro histórico de Atenas durou 3 dias, mas vou contar como se fosse só um. Primeiro visitamos as ruínas ao redor do Monastiraki. A primeira delas é a biblioteca de Adriano (sim, aquele mesmo que já citei umas 5x):

Esquema da biblioteca

Só sobraram 4 colunas da entrada:

4 colunas da entrada da biblioteca

Logo ao lado dela há uma entrada para o complexo do centro, que engloba inclusive essa biblioteca. Compramos uma entrada (12 euros, vale por 4 dias e pode-se visitar 5 pontos, dos quais já havíamos visitado 2 antes). Logo no começo já temos essa vista da Acrópole ao alto e de um museu à esquerda:

Dentro do complexo

A verdadeira ágora de Atenas era aqui. Aqui que Sócrates discursava e aliciava jovens. Aqui q ele quase desonrou Alcebíades (não a contragosto). Aqui que ele foi sofista e depois sofista disfarçado. Deve ter sido aqui que ele conheceu Platão, que foi para ele o que Paulo foi para Jesus.

De cara já dá pra ver o templo de Hefestos, o deus da metalurgia, casado com a Afrodite, aquela mesmo que só andava de peitos de fora e dava uns pegas em geral, como Zeus, Ares e até Apolo. Bom, o templo dele é o mais bem preservado de toda a Grécia, apesar de ser um dos menos citados:

Templo e Hefestos

Colunas do templo

Detalhes Detalhes

Saindo de lá, adivinha quem encontramos? Sim, ele mesmo:

Adriano

No caminho de volta para casa passamos por essa estátua de Péricles de Atenas:

Péricles de Atenas

Ele foi fundamental para o desenvolvimento do estado grego antigo, bem como para a democracia ateniense,’por conseguinte a romana e quiçá a mundial! Ele é quase um José Sarney da antiguidade! (sim, fui irônico)

Bom do museu que citei anteriormente temos uma visão melhor do templo de Hefestos:

Templo de Hefestos

Eu não sei o que ele era antigamente, mas agora é abrigo para alguns pouca-telha:

Corredor do Museu

Olha a expressão e o detalhe do olho dessa estátua de Sócrates, irmão do Raí:

Olhos

De lá fomos visitar a Acrópole, a parte alta da antiga cidade, centro político e administrativo e que servia de refúgio em tempos de guerra. Na frente da subida para a Acrópole há uma pedra imensa onde as pessoas sobem para contemplar a paisagem, tirar fotos, sentir o ar fresco e fumar maconha. O doa era de São Pedro e São Paulo, por isso estava ocorrendo uma espécie de missa ao pé dessa pedra:

Entrada da pedra

Acróple vista da pedra

Passamos tb pelo teatro de Dionísio, mas não entramos pq estavam preparando uma orgia dionísica lá:

Teatro de Dionísio

De lá dá pra ver o novo museu que visitamos no último dia antes de Samos:

Novo museu de Atenas

Bom, a entrada da Acrópole é assim:

Entrada

Eles reformaram uma parte para ficar mais parecido com o original e poderem recolocar partes que de outra forma ficariam separadas:

Colunas restauradas

Bom, vou mandar esse post daqui e depois mando outro com a visita à Acrópole mesmo, inclusive o Parthenon.