Blog do Rodrigo Sacramento na Grécia

junho 30, 2009

Santorini

Filed under: Viagem para a Grécia — Tags:, , , , , , , — r2s2 @ 5:23 pm

Bom, depois de tanto anunciar a visita a Santorini, aqui vai ela.

Só algumas explicações sobre o último post:

1 – Não pudemos ir ao labirinto pq não tivemos tempo. Parece que era um labirinto daqueles simples mesmo, estilo dos jardins do século 18.

2 – Aquele trono era do rei mesmo.

Bom, Santorini é uma ilha vulcânica. Há 3 mil e poucos anos ela explodiu, e criou uma espécie de meia lua, devido ao colapso de toda a parte interna. No entanto, o vulcão continuou ativo e nesse período criou uma nova ilha no centro, que irá crescer até explodir de novo e again and again…

Santorini pode parecer uma mera ilha com belas paisagens e muitos turistas ricos que pagam diárias de até 2 mil euros. Mas não é só isso. Para quem não conhece a teoria polêmica, eu a apresento: Santorini é onde foi a antiga Atlântida!

Sim, há toda uma teoria sobre isso. As escavações mostram casas e muros construídos bem à época a que Sócrates se referia. Além disso, eram casas bem feitas e com vários pavimentos. E isso as que encontraram, que por óbvio são as mais longes do centro, que foram perdidas para sempre pela explosão do vulcão.

Que a região é bem propícia para isso ninguém duvida. Creta era bem perto e era uma civilização superdesenvolvida tb. Aliás, algumas das fotos que tiramos lá mostram marcas de incêndio, que foram causadas justamente por esse vulcão em Santorini.

Logo, há bastante coisa por trás dessa ilha. Mas nós ficamos mais ligados aos seus aspectos mais naturais, como as belas paisagens.

Bom, Santorini é um penhasco ao redor do mar. Tivemos que entrar nesse outro barco para chegarmos ao porto:

Barco

Daqui tive a felicidade de tirar essa foto:

Descida e Teleférico

Nela vemos a descida em zigue-zague que pode-se fazer a pé ou sobre burrinhos (588 degraus). Também mostra as torres do teleférico.

Mas a nossa subida foi por outro lugar. Nessa foto vemos o porto e dá pra ver umas muretas que protegem a rua de acesso ao topo, para onde fomos de ônibus:

Porto e subida

Vista do porto

Pela subida vemos o vulcão:

Vulcão de Santorini

Aqui mais uma plantação de peixes:

Vista do ônibus

E aqui dá pra ver o porto e o ziguezague pelo qual subimos:

Porto e subida

Com a explosão formou-se uma barreira dessa pedra em toda a extensão da ilha:

Rocha o q?

Aí a guia começou a nos explicar sobre o vinho de Santorini, que é um dos melhores vinhos brancos do mundo e como as vinícolas lá são deiferentes. Na verdade não há uma vinícola específica. Eles simplesmente planta as uvas no chão de forma espalhada por toda a ilha, pois isso as protege dos fortes ventos que ocorrem por lá:

Uvas no chão

Bom, descemos do ônibus e fomos conhecer a vila de Ouia. Muito lindo tudo. Fica até difícil pq todas as fotos são épicas. As duas de lá que já coloquei em outros posts são nessa vila. Para simplificar, vejam o vídeo:

Mais algumas fotos:

Vista lateral

Vista do mirante

Casinhas de Santorini

Mais casas

As praias são de areia preta, por causa do vulcão, e só tem do lado de fora da ilha. As pessoas vão a essas mesmo:

Praia de Santorini

Aqui o Epá fazendo pose:

Epá

E mais uma foto das casinhas:

!

!

Na descida escolhemos ir de teleférico:

Teleférico

E vimos mais um belo pôr-do-sol:

P6or-do-sol em Santorini

Pôr-do-sol em Santorini

Pois é, como havia dito, demorar muito para escrever complica pois esqueci de quase tudo o que foi falado, assim como as sensações. Mas sei que foi a visita mais legal que fizemos em todo o cruzeiro. A ilha é excelente, bate um vento gostoso que élimina a sensação de calor do sol. Além disso, apesar de não ter água, parece que a infra-estrutura é de prima.

Bom, deixa eu ir, foi um post corrido pois estamos saindo para ver o novo museu. Aliás, acabei de voltar de lá, deixei o post para mandar só agora pq senão alguns não veriam o anterior.