Blog do Rodrigo Sacramento na Grécia

junho 28, 2009

Viva Michael Jackson!

Filed under: Viagem para a Grécia — Tags:, , , , — r2s2 @ 8:02 am

Antes de falar do Michael, vou contar como foi nosso passeio na terça.

Continuando nosso cruzeiro, passamos por Rodes, a ilha que tinha o colosso de bronze cujos pés ficavam um em cada lado do porto. Ele, assim como o Farol de Alexandria, eram maravilhas do mundo antigo. Também tiveram o mesmo fim, afundando após um terremoto.

Alguns estabelecem um paralelo entre o Farol de Alexandria e o FHC. Este também iluminava a antiguidade com sua sabedoria e perspicácia (alegações de seus aliados), porém também lhe sobreveio um terremoto e ele desmoronou. Alguns dizem que esse terremoto seria as 3 crises mundiais pelas quais ele passou. Eu já acho que o terremoto nem ocorreu, foi só uma chuva, o q bastou para dissolver os pés de barro.

Bom, antes de começar o passeio em Rodes, seria bom esclarecer algo que não deixei explícito no último post. Falei tanto do encanamento, mas não dei a devida importância. A cidade de Éfeso era a única no mundo antigo onde havia encanamento por toda a cidade e para todas as casas, o que se torna ainda mais impressionante pelo fato de ele estar lá até hoje.

Eu estava com um grande texto aqui escrito já, mas ele se perdeu pq desconectei o cabo. Aí lembrei da piada de que só Jesus salva, o que por capilaridade trouxa à tona outra lembrança, de que antes de irmos a Rodes passamos por Patmos, a ilha onde o apóstolo João escreveu o Apocalipse.

Pois bem, Patmos era uma ilha relativamente povoada, mas os romanos a destruiram completamente e a transformaram em um  presídio. Para lá mandaram João, já com seus 85 anos. Um discípulo dele de 19 anos o seguiu, nào entendi direito o nome, então ele doravante será o Michael Jackson – RIP. Esse discípulo que escreveu o Apocalipse, ditado por João.

Bom, ao chegarem lá, procuraram uma caverna para se acomodarem. Michael Jackson, em sua conhecida astúcia, fez 3 pequenas cavidades na pedra para acomodar melhor seu mestre John. Uma era na cabeça, para ele dormir melho, outra na altura dos joelhos, para quando ele estivesse deitado de lado pudesse se aproximar mais da pedra e uma a meia altura que, segundo os estudiosos, servia para ajudar St. John a se levantar. Bom, não deve ter sido uma boa experiência, haja vista a mudança de gosto do ême jêi.

A subida é em zigue-zague, e paramos primeiro em uma igreja com nome dificílimo de descobrir. Alguém se habilita a chutar algum? Que chutou igreja de São João acertou em cheio, o que o torna um gênio, devido à ausência de pistas.

Vcs podem se perguntar: a igreja católica é pródiga em só contar a verdade (fina ironia? ou da grossa mesm?), mas poderia ter havido algum engano em relação ao lugar em que João estava? Bom, a resposta é não. E eles fazem questão de deixar isso claro. Como? Com a prova cabal: está escrito na Bíblia. Veja o que o MJ escreveu:

Inscrição sobre Patmos no Apocalipse

Inscrição sobre Patmos no Apocalipse

O Epá ficou esperando a fila acabar:

Waiting

Waiting

Assim como o John Locke:

John Locke procurando suas facas

John Locke procurando suas facas

Essa figura sobre a entrada mostra a caverna, João recitando o Apocalipse e MJ escrevendo a letra de Beat it. A caverna forma uma espécie de mão, a mão de Deus. Eu não consegui ver isso na figura, mas o Epá e o guia falaram que tem sim:

 

Figura

Figura

Bom, procurem. O que eu vi e comprovei foi o que o Anakreon disse, grego é um bando de preguiçoso:

Rá!

Rá!

Isso mesmo! Segunda, quarta, sexta e sábado ele não funciona à tarde! Nas cidades tb é assim, mas só segunda, quarta e sábado. Em Atenas temos que comprar as coisas até 12h nesses dias. Hoje mesmo fui comprar um sanduba 11:50 e já estavam fechando tudo. Frustração estomacal…

Bom, logo depois da igreja, quase jutno, há a entrada da caverna. Nào podia tirar foto tb lá dentro. Mas era daquelas coisas cheias de imagens antigas religiosas, metais e o escambau. O legal era uma pedra no teto que era dividida em 3, e todos colocavam a mão, como se estivessem tocando a santíssima trindade. É bem cheio de simbolismos lá. Há uma figura dentro com Jesus com 7 estrelas em uma mão, 7 anjos com trombetas ao seu redor, sai uma espada e sua boca e ele com 2 chaves na outra mão. Quem conhece a Bíblia sabe exatamente o q significa cada uma dessas coisas, eu aconselho a leitura de Apocalipse para entender isso. Pena que não pude tirar foto, mas deve ter essa figura na internet.

Dentro da caverna ainda eu acendi mais 2 velas, uma pela minha família e a outra pela paz mundial, ou seja, a morte com dores excruciantes a todos que perseguem o mundo cristão ocidental, como Kim-Jong-Il, Osama Bin Laden e a bruxa do 71.

Sobre as discussões acerca da real localização da caverna, sempre existem os que querem pegar um pouco de fama segurando nos calcanhares de outros famosos ou de certezas quase comprovadas. Os textos de Michael Jackson afirmam que “the kid is not my son” e que da caverna eles tinham vista para o porto de Patmos. Bom, a única caverna de onde se pode ver o porto (que é no mesmo local até hoje) em toda Patmos é essa. Mas é claro, vários querem seus nomes citados, mesmo que em notas de repúdio, e afirmam que a caverna é em outro lugar, até mesmo em outro país. Um goiano disse que era em Goianápolis, e sugeriu até mudarem o nome para Joanápolis, a capital do tomate. Mas tudo isso parece ser especulação.

Aqui uma foto bem da saída da caverna que mostyra o porto com nosso navio em destaque:

Vista da caverna

Vista da caverna

Coloquei a foto pequena pq teremos mais vistas dessas pra frente.  

Bom, na saída comprei mais perdão até 2001:

Indulgências outlet

Indulgências outlet

Entramos novamente no ônibus. Lá em cima há um mosteiro, e a vista do porto é ainda mais legal:

Vista linda

Vista linda

Esse mosteiro tem o sugestivo nome de Neverland. Como tenho mais que 12 anos fui proibido de entrar, então fiquei de fora servindo de estátua de demonstração para as mais variadas fotos:

Ilo tutto  mio!

Ilo tutto mio!

Sim, é uma camisa da seleção Alemanha.

Quando o decreto anti-idosos foi recogado, entrei no mosteiro, que tem esses sinos:

Sinos

Sinos

Se lembram do capetinha e sua mãe? Olha só:

249

E ela ainda está grávida de novo. Está com 4 meses. Bem bacana a moça. O pai fica filmando e fotografando, só o via quando ele entrava nos ônibus com o pentelho nos ombros, ele gritando e gargalhando. São americanos, como 50% do nosso navios. Sim, eles dominam o mundo. Estão em todo lugar.

Mas na foto já dá pra ver como é tudo. Cheio de figuras nas paredes. Lá dentro tem o crânio de São Tomás. Não sei se o de Aquino, ou o Tomé, mas tem lá um crânio com uma coroa. Nào pude tirar fotos lá dentro.

Então, na entrada do mosteiro acendi mais uma vela:

Candles

Candles

Nessa eu depositei só 50 cents. E ela ficou de pé!

Por coincidência das coincidências, o Anakreon encontrou um colega dele daí de Brasília nesse mesmo mosteiro, um tal de Pascoal, que parece com aquele personagem do Chico Anysio que é vascaíno. O bom é que é uma foto tripla, mostra eles, eu e a vista do porto de novo:

Tudo junto

Tudo junto

Como o Epá apareceu pouco, essa foto é para alegrar a mãe e a irmã dele no Brasil:

Epá e o Aegean sea

Epá e o Aegean sea

Bom, Patmos é uma ilha legal. A vista e a história encantam, mas a vegetação tb é bacana. Muitos pinheiros. Dizem que alguns poetas gregos (já ganharam 2 nobéis!) vão para lá em busca de inspiração. O melhor e mais famoso escreveu: “Tell’em that is human nature”.

Bom, chega de piadinhas e fotos. Descanse em paz Michael, sempre fui seu fã. Lembro até hoje eu levando o disco Thriller para uma festinha lá no Guará, pq era o disco da moda. Isso foi em 84 ou 85. Human Nature, Thriller, Beat it, Black & White, Billie Jean são clássicos incomparáveis. Lembro de ter visto o clipe original de Black & White no Fantárdigo, quando ainda não haviam proibido aqueles 5 minutos em que ele deu uma de macho e quebrou um carro todinho com um taco. Aliás, o programa mostrou os efeitos especiais, como mudava a face de uma pessoa para a de outra. Muito legal.

Por isso, deixo aqui minha homenagem a ele com o vídeo que mais gosto, “The way you make me feel”  com a princesa do pop, Britney Spears, vídeo épico:

The way you make me feel – Michael Jackson (letra da música original, a do vídeo está com certos cortes)

“Hee! Hee!
Ooh!
Go on girl!
Aaow!

Hey, pretty baby with the high heels on
You give me fever like I’ve never, ever known
You’re just a product of loveliness
I like the groove of your walk,
Your talk, your dress
I feel your fever from miles around
I’ll pick you up in my car
And we’ll paint the town
Just kiss me baby and tell me twice
That you’re the one for me

CHORUS:
The way you make me feel
(The way you make me feel)
You really turn me on
(You really turn me on)
You knock me off of my feet
(You knock me off of my feet)
My lonely days are gone
(My lonely days are gone)

I like the feeling you’re giving me
Just hold me baby and I’m in ecstasy
Oh I’ll be working from nine to five
To buy you things to keep you by my side
I never felt so in love before
Just promise baby, you’ll love me forever more
I swear I’m keeping you satisfied
‘Cause you’re the one for me

CHORUS:

Go on girl!
Go on! Hee! Hee! Aaow!
Go on girl!

I never felt so in love before
I promise baby, you’ll love me forevermore
I swear I’m keeping you satisfied
‘Cause you’re the one for me…

CHORUS 2X:

Ain’t nobody’s business,
Ain’t nobody’s business
(The way you make me fell)
Ain’t nobody’s business,
Ain’t nobody’s business
But mine and my baby
(You really turn me on) Hee hee!
(You knock me off of my feet) Hee hee! Ooh!
(My lonely days are gone)

Give it to me, give me some time
(The way you make me feel)
Come on be my girl, I wanna be with mine
(You really turn me on)
Ain’t nobody’s business
(You knock me off of my feet)
Ain’t nobody’s business, but mine and my baby’s
Go on girl! Aaow!
(My lonely days are gone)

Hee hee! Aaow!
Chika, chika
Chika, chika, chika
Go on girl! – Hee hee!
(The way you make me feel)
Hee hee hee!
(You really turn me on)
(You knock me off of my feet)
(My lonely days are gone)

Give it to me, give me some time…”

Viva Michael Jackson!

2 Comentários »

  1. Como sempre, brilhante. Ufa, trocou a camiseta.
    Neném fala: “caraca, véio”.
    As mesas chegam amanhã. Seu pai não consegue falar com o Sandro, para saber dos móveis.
    Juju está aqui e sua Pati vai chegar para o almoço. Bjos e te amo muitão.

    Comentário por Hil — junho 28, 2009 @ 2:58 pm

  2. 28 de junho de 2009, o dia em que, na caverna do apocalypse, entraram dois VERMES.

    Comentário por Law — junho 28, 2009 @ 9:53 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

