Blog do Rodrigo Sacramento na Grécia

junho 16, 2009

Praia de Kineta

Filed under: Uncategorized — r2s2 @ 8:26 pm

Como havia prometido, vou discorrer hoje sobre nossas visitas à praia de Kineta. Fomos lá domingo, segunda e hoje, terça.

A praia fica a 65km de Atenas. É uma espécie de vilarejo, não faz parte de Atenas. Fomos de carro alugado, um desses japoneses com câmbio automático. Estamos com ele desde sábado de noite. Logo aqui perto do hotel passamos por uma praça que tem uma escultura de uma espécie de anjo estilizado caindo de cabeça. Eu achei que fosse Ícaro, aquele das asas de cera que aparece no GOD of War II, mas o Epá leu todas as placas próximas e não há qqer menção a nome, só o de uma pessoa que parece ser do artista que fez a escultura.

Escultura (Ícaro?)
Praça com o “anjo” caindo (Ícaro?)

 

Depois eu posto uma foto mais de perto.

Existem 2 caminhos para ir, um é pela rodovia, que é bem larga, mas tem pedágio (2,80 euros). A outra estrada é pelas encostas, beirando o mar. A distância é a mesma, mas a segunda é bem mais bonita, porém perigosa e bem mais lenta, pois só tem uma via em cada sentido e sem o canteiro central.

Beira-Mar para Kineta

Beira-Mar para Kineta

Sim, só o Epá dirige. Eu fico atrás fotografando na ida e comendo girassol na volta:

Sementes de girassol

Sementes de girassol

Essas sementes são ótimas. Eu comia muito delas na Espanha. Essa aqui é idêntica, lembrei de cada gosto diferente que cada uma delas têm, mesmo depois de 18 anos sem comê-las. Muito bom. Lembrei do Xande e do Duda, e do povo lá jogando ping-pong e comendo isso. O Epá quase não come delas, prefere pistache, e o seu Anakreon recusa dizendo que não é passarinho.

Voltando ao caminho, domingo fomos pela rodovia. Tem muito tráfego, mas não há engarrafamento. Existem trocentos tipos de carros, desde Voyages antigos, Fiat Tipo e Corsa 1.2 até aqueles Porsches pretos e grandes, tipo Pajero. Mas o carro mais visto são os Smart. Eles só têm 2 lugares e são bem pequenos. Aqui devem ser muito úteis, pq quase não há estacionamentos, o povo todo pára na rua mesmo, aí quem tem Smart estaciona assim:

Smart

Smart

No domingo, como a praia estava cheia, havia trocentos estacionados assim lá. Diz o Epá que é o carro mais vendido na europa. Eu ainda acho que vende-se mais rabecões, pq o povo aqui é velho bragaraio, então deve morrer gente toda hora.

No caminho percebi percebi pq todo carro tem porta-copos. Quase todos os carros os passageiros estavam tomando um frapê de café (que aqui chamam de nescafé). Nos 3 táxis que andamos aqui havia um copo desses. São assim:

Frapê

Frapê

Ele é feito com café instantâneo e água gelada, bate isso junto, mistura leite e colocam cubos de gelo. Açúcar se vc pedir. É bem gostos, custa de 1,50 a 2,50 euros. É febre, todo mundo toma, nas latas de lixo vc vê sempre uns 5 desses. Toda lojinha vende. A espuma é uma delícia.

Claro que esses gregos, como são um bando de cachaceiros, devem misturar à proporção de 30 partes de ouzo para cada uma de frapê, mas o que vale é a aparência!

Porta-copos (ainda tem mais 2 no banco de trás)

Porta-copos (ainda tem mais 2 no banco de trás)

No caminho pelas encostas nós passamos pelo porto de Atenas. Na verdade acho que é uma cidade separada, que se chama Pireas. É bem grande, mas acho que o porto do Rio de Janeiro é maior. Mas aqui tem muitos navios circulando, vários com a bandeira da Grécia. Lembrei até do nosso professor de grego da faculdade que disse que 16% dos navios do mundo são gregos. Podem até terem sido fabricado em outros lugares, mas registram como gregos pois pagam menos alguma coisa por isso.

Navio com bandeira da Grécia

Navio com bandeira da Grécia

Esse aqui créu velocidade zero:

Fail!

Fail!

Na rodovia, o limite de velocidade é de 120 km/h. Na beira-mar não sei o limite. Só sei o que acontece quando alguém o ultrapassa:

Versão grega da cruz na beira da estrada

Versão grega da cruz na beira da estrada

Aqui uma ‘plantação’ de peixes ou ostras, que também pode ser de camarão, ou até mesmo de lagostas. De lula não pode ser pq o povo aqui é de direita:

Criadouro de algo

Criadouro de algo

No meio do caminho há uma rua interessante. Eu já havia reparado que ao redor da rodovia do aeroporto para a cidade havia muitas flores, mas achei que fosse só maquiagens que perduraram desde a olimpíada. Mas com o tempo percebi que em quase todo lugar tem isso, reforçando minha teoria de que aqui há sempre uma comitiva fúnebre passando, entào eles enchem de flores no caminho de forma permanete para evitar retrabalhos ineficientes. Pois bem, se a minha teoria estiver certa, essa rua deve se chamar de “highway to hell” ou “Apocalipse 11:13”:

Corredor ad aeternum

Corredor ad aeternum

Bom, chegamos. 32 graus, ventinho fresco, estava ótimo. Fiz até um vídeo para simplificar as explicações:

Como nào dá pra ouvir direito, vou explicar de novo, mas resumido. A praia não é de areia, mas de pedras. Por isso, o Anakreon disse que precisávamos dessas sapatilhas. Elas são de tipo um nylon por cima e borracha por baixo. São ótimas, dá pra andar e mergulhar com elas sem problema nenhum. Mas só nós estávamos usando. O resto do povo todo ficava descalço mesmo. Teve até uns caras jogando frescobol. Mas esses já são casca grossa, pq tem um bar que oferece um espaço com areia para os não-masoquistas usarem.

Clubinho

Clubinho

A água é fria, não como em Guarapari ou no sul, mas como chuveiro desligado. Mas é absolutamente transparente! Nós compramos máscara e snorkel (15 euros). A cerca de 30 metros da ‘areia’ a profundidade é de uns 5 metros, e ainda assim dá pra ver o fundo e aquelas luzes do sol bruxuleantes. Você olha mais para loge e a visão some só uns 30 metros na frente, num azul bem pronunciado. É muito límpida a água. Já vimos 4 tipos de peixe, um preto, um branco com uma bola preta no rabo, um verde com algumas listras laranja e um todo branco. Tirei duas bolas de tênis furadas do fundo. É muito legal.

Amanhã compraremos mais um kit e dois pares de pé-de-pato, pq um ficar esperando o outro terminar já gerou 3 socos no rosto e um chute no saco.

Em uma de minhas “exploradas”, encontrei um paguro, aquele crustáceo que entra em uma concha para se proteger e fica preso lá dentro. Fiz até um vídeo com ele, olha só:

Por fim, vi um casal com uma criancinha, ela de mão dada com os dois, quase formando um M. Isso me fez lembrar da Pati e da Zazá. Deu saudade, fiquei melancólico, entrei no carro e voltei comendo semente de girassol.

Quando chegamos ao hotel, fiquei em um orelhão ao lado dele para telefonar para a Pati (ontem). Eram 7 da noite, e o sol estava rachando, tirei até uma foto para mostrar como é a situação:

Orelhão

Orelhão

Não consegui falar com ela, mas logo depois liguei para o meu pai, falei com a Ivanete tb.

Telefonar é moleza. O Epá me deu as dicas. Comprei um cartão por 5,00 euros e ele me dá direito a 2h de ligação para a américa latina para telefones fixos. Liguei 3x pro Evo Morales já, gente fina.

Logo depois jantamos. Comemos Suvlaki, eu e o Epá, ou seja, mais 3 quilinhos no bolso. Também comi cérebro de e bochecha de carneiro, e hoje comi fígado e tripa, não gostei de nenhum dos 4. O Anakreon disse que brasileiro não sabe comer, só gosta de comida de porco, que são arroz e feijão! É um sacana mesmo.

Voltamos para o hotel. 21:00h o Epá tirou essa foto da nossa varanda:

Sunset

Sunset

Bom, com essa eu encerro por hoje.

Sobre minhas leituras, ontem aprendi sobre Foucault e Saussure e como influenciaram o feminismo e o multiculturalismo. Também li sobre a escola de Frankfurt e como influenciou a humanidade para desembocar nos movimentos de 1968. Também teve um texto sobre notas de rodapé que deveria entrar para a história.

Beijos a todos! Pati, amo vc! Mãe, vc tb!

Nível de mentira -> o,3, na escala de 0 a 2.

Anúncios

14 Comentários »

  1. A Dedé só me chama de vovó Hil. Tá muito engraçada. Disse, hoje, que o Barni foi no avião e vai trazer o Dindinho. Confusão geral, tadinha.Bjos

    Comentário por Hil — junho 16, 2009 @ 11:01 pm

  2. Também te amo muito, sem nível de mentira.

    Comentário por Hil — junho 16, 2009 @ 11:03 pm

  3. Também te amo muito, sem nível de mentira…rs
    Muita saudade.
    Beijos.

    Comentário por Pati — junho 16, 2009 @ 11:29 pm

  4. hahahahaha, muito bom figuras. continuem assim. dessa forma terei algo a mais para acessar além de globo.com/fluminense e ign.com! abração e boa viagem!

    Comentário por Gus — junho 17, 2009 @ 1:21 am

  5. Fala!
    a inveja me corrói, não existe nenhuma outra expressão. Amo vocês muito, sem nível de mentira.
    O preparatório pro meu casório vai a todo vapor, e vocês são padrinhos. Vou mandar um projeto no hotmail do sacra, que preciso de aprovação urgente!

    Juízo meninos conversadeiros da odonto! Estou acompanhando esse blog!!

    Sacra, a Academia Brasileira de Letras te espera!!

    Comentário por Dan — junho 17, 2009 @ 3:20 am

    • Boa Caretano!

      Uma pena que vc não está aqui, essa é uma Goiânia de 3 mil anos, o povo todo boa praça e quando bebem ficam gritando e rindo alto.

      Mete força nesse casamento aí, estamos torcendo muito por vcs!
      Manda um beijão pra todo mundo aí.

      Comentário por r2s2 — junho 17, 2009 @ 5:32 am

  6. Até agora eu to procurando a bandeira do barco.
    Abração pra você, irmão!
    Jesus é o Senhor!

    Comentário por Duda — junho 17, 2009 @ 11:53 am

    • A foto ficou pequena, mas tem uma bandeira sim, pintada no mastro. Quando eu chegar aí todo mundo verá.

      Comentário por r2s2 — junho 17, 2009 @ 9:12 pm

  7. Chegou um envelope de Middleton, WI. Quem mandou foi Elizabeth Borst. São palhetas? Não abrimos. Bjos e boa praia.

    Comentário por Hil — junho 17, 2009 @ 12:19 pm

    • São palhetas sim. Pode abrir e ver se tem 24, ok? Beijos

      Comentário por r2s2 — junho 17, 2009 @ 9:10 pm

  8. Sapatilha na praia??? Hummmmmm, deve ser resquício dos gregos antigos…

    Comentário por Alexandre — junho 17, 2009 @ 1:23 pm

  9. Oi, Drigo
    Lendo Sausurre??? é, acho que realmente você está descobrindo mais uma vocação… Isabela manda beijos, anda meio chatinha por conta do corticóide. Beijão

    Comentário por Patrícia — junho 17, 2009 @ 2:30 pm

  10. Ô Pipi, liga pra mim também!

    Comentário por Rafófis — junho 17, 2009 @ 4:31 pm

  11. Cheguei seca do trabalho e nada. Manda mais, tá lindo. Bjos e traga pipa.

    Comentário por Hil — junho 17, 2009 @ 8:36 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: